Apresentação

O Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Foi concebido em 2011, como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e cientifica brasileira.

O prêmio revela talentos e traz uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico cientifico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre a pesquisa científica, tanto quanto objeto como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.

Nas cinco edições realizadas o Prêmio recebeu 3.812 inscrições. Foram premiados 40 trabalhos, oriundos de todas as regiões do país, notadamente 30 da sudeste, 7 da sul, 2 da centro-oeste, 2 da nordeste e 3 do norte.

O Premio pretende consolidar o objetivo de promover a popularização e a divulgação científica e tecnológica, mediante o uso e incentivo da produção de imagens no ambiente de pesquisa no Brasil.

Edições anteriores

Material de Divulgação